terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro com MDA marca a abertura oficial das negociações do 18º GTB



No final da tarde de ontem, o Ministro Pepe Vargas e toda sua equipe do Desenvolvimento Agrário receberam a diretoria da CONTAG e as Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAG),  ato que marcou o início das negociações do Grito da Terra Brasil(GTB).

O Presidente da CONTAG, Alberto Broch, salientou os principais pontos do 18º GTB, cujas respostas os trabalhadores rurais cobrarão da Presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 30. Destacam-se a regularização fundiária, a desapropriação de áreas para assentamentos,  a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, com mais recursos para o PRONAF, assistência técnica, seguro e apoio à comercialização via o PAA e o PNAE.

Para Alberto, é preciso avançar nas políticas do Plano Safra da Agricultura Familiar e na reforma agrária, que são necessárias para o país. “Vamos depositar toda nossa energia para que possamos dar um passo significativo na reforma agrária, e acredito que neste GTB possamos fazer uma boa negociação”, afirmou o presidente. Ele destacou também que a seca no Nordeste e no Sul precisa de medidas emergenciais, pois se trata de calamidade pública.
Além disso, Alberto tocou na questão da representatividade sindical e seus vínculos na execução das políticas públicas no campo a serem negociadas junto ao governo.

Carmen Foro, secretária de mulheres da CONTAG, reafirmou a necessidade de apostar  na reforma agrária e na agricultura familiar para enfrentar a fome e a pobreza. “A agricultura familiar é rica e tem potencial para ajudar a transformar esse país”, afirmou Carmen.

A importância do 18º Grito da Terra Brasil foi destacada na fala do ministro Pepe Vargas:  “a pressão da mobilização faz com que tenhamos que trabalhar com  rapidez. Vamos trabalhar com dedicação para atender ao máximo a pauta de reivindicação do Grito da Terra". E concluiu:  “queremos que a agricultura familiar seja forte para gerar renda e trabalho no campo. Afinal, quem produz a maioria dos alimentos consumidos pela sociedade é a agricultura familiar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário