sábado, 11 de junho de 2011

Líder do PT na Câmara dos Deputados aposta que reforma política corrigirá distorções

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira (SP), defendeu a reforma política como um “instrumento aperfeiçoar o sistema político brasileiro”. Para o deputado um dos pontos mais importantes nessa discussão é o financiamento público de campanha em substituição ao misto, existente hoje.
Segundo o parlamentar, seria a maneira de corrigir distorções como o abuso do poder econômico nas eleições, que impede o cidadão comum de concorrer por falta de recursos para financiar sua campanha e disputar igualitariamente com os demais candidatos.
“É um sistema virtuoso, mas tem problemas. O financiamento privado acaba quebrando o centro da democracia. O preço das campanhas é altíssimo e afasta o cidadão comum, que não se sente animado para fazer campanha”, afirmou.
Segundo Paulo Teixeira, além do financiamento público de campanha, o PT fechou questão também a favor do voto em lista pré-ordenada e do fim das coligações proporcionais. Outro ponto abordado pelo líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara foi a participação das mulheres na política. “No Brasil, as mulheres são apenas 8% no Congresso”, disse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário