segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CONTAG dá o primeiro passo para a realização do 11º. Congresso

A Oficina de Planejamento Estratégico da CONTAG foi encerrada na tarde desta quinta-feira (9) e, nesses quatro dias, contou com a presença da Diretoria Executiva, dos diretores(as) regionais e da assessoria. O encontro foi iniciado na segunda-feira e teve como objetivo definir o Plano Operacional Anual de 2012 da entidade. Segundo o presidente da CONTAG, Alberto Broch, o Planejamento foi um momento de profunda avaliação interna do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR e da CONTAG, com a meta de pensar as grandes atividades para o ano: “Foram quatro dias de participação efetiva de todos e todas. Nesse período, fizemos um grande debate político sobre temas centrais como a agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, modelo de produção sustentável e tendências para o futuro”.
 
O grupo deu o pontapé na organização do 11º. Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), como na reflexão dos principais temas de debate, na metodologia, nos critérios do Regimento Interno, dentre outros. O secretário Geral da CONTAG, David Wylkerson, fala sobre o formato que foi desenvolvido no encontro e da participação geral: “Foi uma metodologia aplicada de forma bastante positiva, objetiva, permitindo o incentivo à participação efetiva do conjunto da diretoria e assessoria. O envolvimento permanente durante todo o processo demonstrou o esforço do conjunto da casa em torno da realização de uma excelente oficina”.
Durante a oficina também foram discutidas e traçadas estratégias para a realização das grandes ações planejadas para esse ano: o Grito da Terra Brasil, a Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais e a mobilização pela Reforma Agrária.
 
Além disso, outros temas que entraram no debate foram as Plenárias Nacionais da Terceira Idade, das Mulheres e da Juventude, bem como as ações específicas da cada Secretaria e os eventos que exigem uma participação articulada do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), como a Rio +20. “O Planejamento da CONTAG foi absolutamente positivo enquanto continuidade de processo dessa gestão. A secretaria teve seu horizonte apresentado, articulado com a perspectiva do último ano desse mandato e com o grande desafio de realizar o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com a participação qualitativa das trabalhadoras rurais em todos os processos”, registra Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário