sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feira da Agricultura Familiar de Macaiba

O Movimento Sindical alerta...

Nos dias atuais existe relação intrínseca entre a pequena agricultura e a saúde dos consumidores. Os métodos de cultivo afetam a qualidade do solo e este o equilíbrio da planta e finalmente a planta interfere na qualidade de vida das pessoas e dos animais que dela se alimentam
Os alimentos convencionais consumidos “in natura” apresentam frequentemente contaminação por agrotóxicos e adubos químicos de síntese, os de origem animal são produzidos com uso intensivo de hormônios, vacinas e antibióticos além dos biocidas.
Vale lembrar que a saúde só será preservada se consumirmos alimentos sadios, isentos de qualquer tipo de contaminantes químicos.
Para que possamos obter estes alimentos puros e saudáveis, necessitamos consumir produtos de natureza orgânica, especialmente produzidos em pequena escala, como no caso da agricultura familiar que é responsável pela maior parte dos alimentos produzidos no país. Sabemos que hoje 90 % da produção orgânica do Brasil são provenientes da agricultura familiar.
Baseado nestes princípios, recentemente o município de Macaíba vem contando com uma importante opção de compras diferenciada. Trata-se da nova modalidade de comercialização local, realizada através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Macaíba em parceria com a FETARN, Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura da cidade do Natal.
A “Feirinha de Produtos Rurais e Artesanais” denominação dada pelos organizadores, possibilita a opção da aquisição de produtos 100% orgânicos, com uma excelente variedade de frutas, verduras, polpas, grãos, mel, artesanatos, etc.
Sempre realizada aos sábados, a feirinha já teve a sua segunda edição, que contou com a aprovação do público local e das imediações do município, que já frequentam na busca dos produtos mais saudáveis.



Fonte: Gilberto Silva – Assessor FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário