Ao mudar governo, Dilma se rende à política e se afasta do perfil ''gerentona''
"Posse. Ao empossar Ideli nas Relações Institucionais, a presidente Dilma enfatizou que 'o governo não é só o Poder Executivo' e destacou a importância de negociar com o Legislativo e o Judiciário"
No momento em que realiza a primeira minirreforma ministerial para refazer pontes com partidos aliados e o Congresso, a presidente Dilma Rousseff deu ontem sinais claros de que vai dar início a uma nova forma de governar em que a política, e não mais só o perfil gerencial - que foi o norte da administração nos primeiros meses -, será preponderante. A presidente aproveitou a posse dos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e da Pesca, Luiz Sérgio, para informar que buscará consensos no Congresso e no Judiciário para aprovar propostas de interesse do governo.
'Do meu ponto de vista, não existe dicotomia entre um governo técnico e um governo político. Valorizo muito a capacidade técnica e a gestão eficiente, até porque nenhum país do mundo conseguiu um elevado padrão de desenvolvimento sem eficiência nas suas atividades governamentais e absorção das técnicas mais avançadas disponíveis. Mas, simultaneamente, tenho a convicção de que as decisões políticas constituem a base das opções governamentais', afirmou, numa clara tentativa de se afastar do perfil de 'gerentona'.
Lançando pontes de negociação sobre os outros Poderes, a presidente acrescentou: 'A afinidade do meu governo com a política se manifesta no imenso respeito pelo Congresso Nacional e pelo Poder Judiciário'.